Dicas para vender bem e mais armações solares!
O ramo de
óculos de sol é o que mais cresce na área óptica, mas vender armações solares
pode ser um grande desafio. É preciso traçar a personalidade do cliente e ficar
atento aos detalhes. Além, é claro, de construir um relacionamento de confiança
e intimidade com o mesmo. Mas sem exageros!
Está
pronto para algumas dicas que vão te ajudar a alavancar nas vendas de armações
solares?
Crie um
laço com o cliente.
Antes de
tudo é preciso criar um vínculo com o cliente, para isso seja gentil, cordial e
educado. Ofereça sempre que puder, além disso, não tente adivinhar o que o
cliente está procurando, espere ele manifestar o desejo e levar para você,
deixe ele te mostrar o caminho.
Trace a
personalidade do cliente.
Isso
requer certo feeling de vendedor. É preciso que você analise o modo postural, o
jeito de falar e as necessidades do cliente. A partir disso, você pode escolher
armações personalizadas para o usuário, de acordo com suas preferências e
personalidade.
Isso é
muito importante, porque com uma infinidade de armações, é necessário
selecionar as que o cliente possivelmente vai se identificar. Tenha um bom
ouvido para escutar e bons olhos para observar. Dessa maneira, é muito
provável que suas vendas cresçam e seja um sucesso! Abaixo estão algumas dicas
de óculos relacionados a personalidade:
- Óculos
retangulares revelam
uma personalidade forte, centrada, determinada. O visual fica mais sério.
- Óculos
arredondados expressam
delicadeza, suavidade, calma. Quem já é calmo demais e precisa de mais
atitude deve evitar este formato.
- Óculos
triangulares são
compostos de linhas inclinadas que transmitem sensações de dinamismo,
alegria e descontração. Revela leveza e jovialidade na expressão e
potencializa a criatividade.
- Óculos
quadrados passam
a mensagem de estabilidade, segurança e poder.
- Armações solares grossas expressam uma personalidade marcante, enquanto os aros finos revelam mais intelectualidade.
Fale tudo,
mas fale a verdade!
Quando o
cliente fizer sua escolha de armação, você deve passar todas as informações
sobre o produto. Prós e contras. E lembre-se: seja muito sincero em tudo
que for passar para o cliente, caso contrário o vínculo sobre o qual falamos
pode ser quebrado e nunca mais se restabelecer. Criar um relacionamento de
confiança e segurança com o cliente é a base para a fidelização do mesmo.
Cores das
armações solares.
Seja a
pessoa morena, ruiva ou loira o que importa é o que a cor passa para as
pessoas. Por exemplo, o vermelho fortalece, o azul tranquiliza, o laranja
estimula, o amarelo energiza, o dourado valoriza, a prata clareia. Então, na
hora de indicar lembre-se da personalidade que traçou e das demandas do cliente
para melhor selecionar as armações.
O cliente
sempre tem razão
Com posse
de todos esses conhecimentos é importante que você mantenha sempre o tom de
sugestão para com o cliente sobre a armação e nunca imponha a sua sugestão.
Afinal, a opinião final e dele, você apenas o auxilia na venda. E claro, o
cliente tem sempre a razão. Então,seja sempre muito cordial, dê sua opinião,
mas lembre-se de quem e o veredicto final, do cliente!
Faça um
ótimo pós-venda
Seja
através de pesquisa de satisfação ou de um e-mail ou ligação, lembre ao cliente
que a opinião dele é importante. Além de agradecer a compra, procure saber o
que achou do produto e do atendimento. Isso mostra que a empresa se preocupa e
dá atenção a opinião do cliente.
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