Dicas para vender bem e mais armações solares!


O ramo de óculos de sol é o que mais cresce na área óptica, mas vender armações solares pode ser um grande desafio. É preciso traçar a personalidade do cliente e ficar atento aos detalhes. Além, é claro, de construir um relacionamento de confiança e intimidade com o mesmo. Mas sem exageros!
Está pronto para algumas dicas que vão te ajudar a alavancar nas vendas de armações solares?

Crie um laço com o cliente.
Antes de tudo é preciso criar um vínculo com o cliente, para isso seja gentil, cordial e educado. Ofereça sempre que puder, além disso, não tente adivinhar o que o cliente está procurando, espere ele manifestar o desejo e levar para você, deixe ele te mostrar o caminho.

Trace a personalidade do cliente.
Isso requer certo feeling de vendedor. É preciso que você analise o modo postural, o jeito de falar e as necessidades do cliente. A partir disso, você pode escolher armações personalizadas para o usuário, de acordo com suas preferências e personalidade.
Isso é muito importante, porque com uma infinidade de armações, é necessário selecionar as que o cliente possivelmente vai se identificar. Tenha um bom ouvido para escutar e bons olhos para observar. Dessa maneira, é muito provável que suas vendas cresçam e seja um sucesso! Abaixo estão algumas dicas de óculos relacionados a personalidade:
  • Óculos retangulares revelam uma personalidade forte, centrada, determinada. O visual fica mais sério.
  • Óculos arredondados expressam delicadeza, suavidade, calma. Quem já é calmo demais e precisa de mais atitude deve evitar este formato.
  • Óculos triangulares são compostos de linhas inclinadas que transmitem sensações de dinamismo, alegria e descontração. Revela leveza e jovialidade na expressão e potencializa a criatividade.
  • Óculos quadrados passam a mensagem de estabilidade, segurança e poder.
  • Armações solares grossas expressam uma personalidade marcante, enquanto os aros finos revelam mais intelectualidade.

Fale tudo, mas fale a verdade!
Quando o cliente fizer sua escolha de armação, você deve passar todas as informações sobre o produto. Prós e contras. E lembre-se: seja muito sincero em tudo que for passar para o cliente, caso contrário o vínculo sobre o qual falamos pode ser quebrado e nunca mais se restabelecer. Criar um relacionamento de confiança e segurança com o cliente é a base para a fidelização do mesmo.

Cores das armações solares.
Seja a pessoa morena, ruiva ou loira o que importa é o que a cor passa para as pessoas. Por exemplo, o vermelho fortalece, o azul tranquiliza, o laranja estimula, o amarelo energiza, o dourado valoriza, a prata clareia. Então, na hora de indicar lembre-se da personalidade que traçou e das demandas do cliente para melhor selecionar as armações.

O cliente sempre tem razão
Com posse de todos esses conhecimentos é importante que você mantenha sempre o tom de sugestão para com o cliente sobre a armação e nunca imponha a sua sugestão. Afinal, a opinião final e dele, você apenas o auxilia na venda. E claro, o cliente tem sempre a razão. Então,seja sempre muito cordial, dê sua opinião, mas lembre-se de quem e o veredicto final, do cliente!

Faça um ótimo pós-venda
Seja através de pesquisa de satisfação ou de um e-mail ou ligação, lembre ao cliente que a opinião dele é importante. Além de agradecer a compra, procure saber o que achou do produto e do atendimento. Isso mostra que a empresa se preocupa e dá atenção a opinião do cliente.

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