Como ser um expert nas escolhas das armações.
Criatividade,
sensibilidade e um pouco de conhecimento sobre as diferenças de personalidade entre as pessoas. Esses são os três
ingredientes do bom vendedor na hora de indicar a armação ideal. Quando o cliente chega à ótica, você já vai saber a
lente prescrita e o ideal é que consiga entender qual a armação mais
adequada para aquela lente, para que os óculos fiquem confortáveis
e bonitos para o usuário.
Afinal, os óculos são uma peça fundamental do dia a dia e é preciso que a pessoa se sinta bem ao usá-los.
Os óculos são o
acessório mais marcante das pessoas. Todo mundo, ao conversar, repara
principalmente no rosto do outro. Por isso, mostre para seu cliente que
ele pode usar os óculos como parceiros e não como inimigos. Uma peça bonita, harmônica e que
destaque as caraterísticas do usuário pode fazer toda a diferença no dia a dia, tanto para a estética, quanto para a parte de tornar tudo mais
prazeroso ao ter uma visão melhor. E a melhor forma
de definir a armação ideal é prestar atenção aos detalhes do rosto do cliente.
Um critério, por exemplo, é o formato do rosto: a armação
deve acompanhar essa forma e é papel do vendedor orientar o cliente sobre isso.
O ideal é que o
expert em vendas na ótica tenha em mente sempre a criatividade e o melhor jeito
de mostrar os caminhos certos para o cliente. Para ajudar nessa
missão, há duas regras básicas e fundamentais:
1. O
tamanho da armação, no sentido horizontal, não deve ultrapassar a largura do rosto na altura das têmporas.
2. A
altura da armação, no sentido vertical, não deve ultrapassar a linha das sobrancelhas tampouco tocar as bochechas.
Acertar nesses detalhes pode fazer toda a diferença no
sucesso da sua venda e na fidelidade do cliente à sua loja.
Formato do rosto x formato da armação.
Lembre-se: a forma da armação deverá ser
oposta à forma do rosto, ou então conter elementos ou detalhes capazes de disfarçar ou eliminar alguma imperfeição no rosto do
usuário. Mas, se o
cliente disser que tem problema com os óculos por causa de alguma
característica do rosto, saiba como reagir. Veja alguns exemplos:
Por fim, desejo que você aproveite as dicas e,
se quiser compartilhar uma dica especial que utiliza na sua loja ou em seu
laboratório, será um prazer receber a sua história! Só enviar um e-mail.
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